O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, presidirá uma Eucaristia na Catedral de Santiago, onde entregará oficialmente a imagem da Virgem do Carmo que foi dada de presente pelo Papa Bento XVI e que peregrinará pelos lugares afetados pelo terremoto de fevereiro.

Esta imagem "vai acompanhar-nos na dor –as mães sempre estão presentes na dor, graças a Deus- mas também deve renovar nossa fé. Ela vai nos convidar a sentar à mesa de todos, que no Chile não haja ninguém sob a mesa e que os mais pobres, os mais sinistrados e doloridos tenham lugar de honra na mesa", expressou o Vigário Geral de Pastoral de Santiago e Coordenador Nacional da Missão Continental, Dom Cristián Precht.

Como se recorda, Bento XVI manifestou seu desejo de que a imagem Mariana acompanhe a todos os afetados pelo terremoto de 27 de fevereiro. Por isso, em 16 de abril iniciará sua peregrinação em Rancagua. Logo viajará à Ilha de Juan Fernández. O percurso durará até novembro.

"O mais importante que tem esta imagem é que apresenta a proximidade de Jesus, que nos anima e nos ajuda no fundamental da Missão Continental, que é o encontro com Cristo Vivo", afirmou o Pe. Carlos Cox, reitor do Santuário de Maipú e encarregado da peregrinação da Virgem por todo o Chile.

O sacerdote acrescentou que a peregrinação "não só tem um sentido religioso, mas também desde nossa experiência religiosa (busca) despertar o Chile para uma nova etapa de sua vida, que não só está relacionada com a reconstrução, mas também recreando. Por isso temos a intuição de que este vai ser, talvez, um dos fatos mais impactantes e mais fortes do Bicentenário, não só desde a perspectiva religiosa, mas também da sociedade".

A nova imagem foi esculpida em madeira nobre, de uma só peça, pelo escultor equatoriano Ricardo Villalba. Tem a seus pés uma reprodução do Templo Votivo de Maipú, nas suas costas a Cruz do Chile e no seu braço esquerdo leva o menino Jesus.