O Papa Bento XVI enviou um telegrama ao Presidente do Parlamento da Polônia, Bronislaw Komorowski, no qual expressa suas condolências pelo trágico acidente aéreo ocorrido hoje sábado no qual faleceram em total 132 pessoas quando o avião que os transportava caiu em Smolensk, Rússia, entre os passageiros se encontrava o Presidente da República da Polônia, Lech Kaczynski.

O texto do Santo Padre assinala que "é com profunda dor que me inteirei que a notícia da trágica morte do senhor Presidente Lech Kaczynski, sua esposa e as pessoas que o acompanhavam em sua viagem para o Katyn. Entre eles quero mencionar o senhor Ryszard Kaczorowski, o Ex-presidente da República em exílio, o Bispo Tadeusz Ploski, o arcebispo ortodoxo Miron Chodakowski e o pastor militar evangélico Adam Pilsch".

Bento XVI diz logo que confia "todas as vítimas deste dramático incidente  –parlamentares, políticos, representantes do exército e das famílias do Katyn, assim como a todas as demais pessoas– à bondade de Deus misericordioso. Que Ele as acolha em sua glória".

Finalmente o Papa assinala que "às famílias dos falecidos e a todos os poloneses apresento minhas sinceras condolências assegurando-lhes minha proximidade espiritual. Neste difícil momento imploro para o povo polonês uma especial bênção de Deus onipotente".

Entre os ocupantes havia também um grupo de veteranos da Segunda guerra mundial que se dirigia ao Katyn para render homenagem às 22 mil vítimas polonesas assassinadas pelas tropas de Stalin nos anos 40.