Depois da projeção ontem sexta-feira pela tarde no Palácio Apostólico de Castelgandolfo do filme "Sob o céu de Roma" que mostra o projeto de Hitler para seqüestrar Pio XII, o Papa Bento XVI ressaltou que o Papa Pacelli constitui um claro exemplo da caridade que deve guiar e ser vivida na Igreja, demonstrada de maneira especial com seu incansável trabalho que ajudou a salvar a mais de 700 mil judeus da perseguição nazista durante a Segunda guerra mundial.

Em suas palavras após ver o filme produzido pela Lux Vide para o canal Rai Fiction, o Santo Padre disse: "estou muito contente por ter assistido à primeira projeção do filme ‘Sob o céu de Roma’, uma co-produção internacional que apresenta o papel fundamental do venerável Pio XII na salvação de Roma e de tantos perseguidos, entre 1943 e 1944. Sendo do gênero de divulgação, trata-se de um trabalho que, também à luz de estudos mais recentes, quer reconstruir aqueles dramáticos momentos e a figura do ‘Pastor Angelicus’".

Depois de explicar a importância desta produção para ajudar a promover o conhecimento da verdade sobre este período da história, o Papa Bento afirmou que "Pio XII foi o Pontífice de nossa juventude. Com seu rico ensinamento ele soube falar com os homens de seu tempo indicando o caminho da Verdade e com sua grande sabedoria soube orientar a Igreja para o horizonte do Terceiro Milênio. Apressa-me, além disso, sublinhar particularmente como Pio XII foi o Papa que, como pai de todos, presidiu na caridade Roma e o mundo, sobre tudo no difícil tempo do Segundo Conflito Mundial".

O Santo Padre recordou logo que "em um discurso de 23 de julho de 1944, logo depois da liberação da cidade de Roma, (Pio XII) agradecia aos membros do Círculo de São Pedro pela colaboração prestada dizendo ‘(vocês) nos ajudam a satisfazer mais amplamente nosso desejo de enxugar tantas lágrimas, de aplacar tanta dor’, e indicava como central para todo cristão a exortação de São Paulo aos Colossenses: ‘acima de tudo tenham caridade, que é o vínculo da perfeição: que triunfe em seus corações a paz de Cristo, ao qual foram chamados para fazer um só corpo".

"O primado da caridade do amor, que é o mandamento do Senhor Jesus: este é o princípio e a chave de leitura de toda a obra da Igreja, começando por seu Pastor universal. A caridade é a razão de toda ação, de toda intervenção. É a razão global que move o pensamento e os gestos concretos, e me alegra que deste filme emirja tal princípio unificador", disse logo o Papa.

Finalmente Bento XVI assinalou: "permito-me sugerir esta chave de leitura, à luz do autêntico testemunho daquele grande mestre da fé, esperança e caridade que foi o Papa Pio XII".