O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, esteve recentemente na cidade de Punta Arenas (sul do Chile). Durante a cerimônia de boas-vindas, recordou "a generosa ação de João Paulo II no dom do alcance da paz entre o Chile e Argentina" e expressou aos presentes: "Trago o carinho do Santo Padre".

Conforme assinala a Conferência Episcopal do Chile, Dom Bernardo Bastres Florence, Bispo de Punta Arenas, recebeu o Cardeal Bertone "à diocese mais austral do mundo, à terra sonhada por São João Bosco, onde enviou a seus primeiros e melhores filhos para trazer o Evangelho a estes limites da América do sul".

Por sua parte, o Secretário de estado Vaticano manifestou sua "imensa emoção" por "estar em Punta Arenas, na terra da última esperança. Emociona-me estar na terra que evangelizou o carisma de São João Bosco, fundador da congregação salesiana, que serviu vocês com entrega generosa".

"Trago o carinho do Santo Padre que deu de presente ao povo chileno a imagem da Virgem do Carmo peregrina. Ela é a Mãe do consolo que acompanhará de maneira muito especial as regiões que sofreram as conseqüências do terremoto", expressou.

Do mesmo modo, o Cardeal Bertone recordou "a generosa ação de João Paulo II no dom do alcance da paz entre o Chile e Argentina: Hoje com a mesma força de ontem pedimos a sabedoria para que quem governa estas nações saibam as conduzir sempre pelo caminho dos bons irmãos, unidos pela amizade e os valores compartilhados".

Esta quinta-feira, o Cardeal visita o Museu Salesiano, sustenta um encontro com jovens de colégios no Liceu Maria Auxiliadora e preside a Eucaristia às 7:00 p.m. na Catedral.