O telegrama enviado pela Santa Sé ao Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, com data de 8 de abril expressa a solidariedade do Papa Bento XVI com as vítimas das enchentes ocorridas em todo o Estado “suplicando conforto e apoio para suas famílias, para os feridos e quantos perderam seus bens”. A nota é assinada pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado de Sua Santidade e pode ser vista abaixo na íntegra:
 
“Exmo. Revmo. Dom Orani João Tempesta
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro

Informado sobre as trágicas consequências das inundações que semearam luto e devastação em tantas famílias do Estado do Rio de Janeiro, o Sumo Pontífice deseja assegurar a toda comunidade local a sua solicitude, recomendando as vítimas à misericórdia de Deus e suplicando conforto e apoio para suas famílias, para os feridos e quantos perderam seus bens. Para todos os provados por este drama, sem esquecer das pessoas que participam na obra de socorro e assistência, Sua Santidade Bento XVI invoca reconfortantes graças divinas em penhor das quais lhes concede paterna benção apostólica”.

Segundo o Jornal do Brasil, o Corpo de Bombeiros registrou, até as 21h da quinta-feira, 182 mortes causadas pelas chuvas e deslizamentos que atingem o Estado do Rio de Janeiro desde segunda-feira. Outras 161 pessoas ficaram feridas por causa das tempestades, elevando as vítimas para 343.

Para saber como ajudar os desabrigados através da Arquidiocese do Rio fazendo um depósito bancário ou enviando doações ingresse em: http//www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=3172&sid=39