A Associação Católica Exercitores Cinema (ACEC), em colaboração com o Serviço Nacional para o projeto cultural da Conferência Episcopal Italiana e o Ministério para os Bens e as Atividades Culturais organiza a amostra "Deus hoje: com Ele ou sem Ele tudo muda", um conjunto de atividades culturais que procuram responder à pergunta sobre a existência de Deus.

Estas atividades, que vão das projeções cinematográficas, espetáculos teatrais, até concertos e mesas redondas, serão realizadas em toda a Itália de 1° de abril aos 15 de junho e constituem uma iniciativa que busca responder à pergunta sobre a existência de Deus.

Trata-se do sexto ano consecutivo em que a ACEC e a Conferência Episcopal Italiana se comprometem a oferecer, através da cultura, incentivos para a própria reflexão sobre as perguntas fundamentais da existência.

O Secretário Geral da ACEC, Francesco Giraldo, assinala que "as grandes pergunta sobre o sentido da vida, sobre o bem e o mal, sobre a dor e a morte, sempre objeto de reflexão tanto de filósofos assim como do homem comum, pressupõem uma pergunta ainda maior sobre Deus".

"Mas como procurar a Deus: com a razão ou com a fé? Em que medida a fé é fruto de Sua intervenção ou o resultado de nossa busca? O que quer dizer acreditar? São apenas algumas das questões às que a iniciativa ‘Deus hoje: com Ele ou sem Ele tudo muda’ buscará responder", explica.

Entre as apresentações programadas estão: O decálogo (1988) de Krisztof Kieslowsky; O grande silêncio (2005) de Philip Groning; Lourdes (2009) de Jessica Hausner, entre outros.