O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino; e os bispos auxiliares, enviaram uma carta ao Papa Bento XVI para manifestar a solidariedade da Igreja local ante os ataques injustos com motivo dos abusos sexuais de alguns membros do clero.

"É preciso fazer notar que o Papa Bento XVI atuou antes e agora com grande firmeza e serenidade contra os horríveis pecados de pederastia cometidos no passado por alguns sacerdotes", indicou o escritório de informações do Arcebispado.

O texto assinalou que o Cardeal e os bispos auxiliares rechaçam e condenam "essas graves faltas morais, mas também rechaçam os injustos ataques contra o Papa, o Vaticano e alguns Bispos com motivo destes deploráveis atos".

Acrescentou que não só a Santa Sé condena estes atos, mas também "as diversas Conferências Episcopais de países onde se deram essas vergonhosas e gravíssimas faltas".

"Convidamos os fiéis católicos, religiosos e sacerdotes a unirem-se em oração em torno do Papa com sentimentos de afeto e solidariedade ao mesmo tempo em que os convidamos a viver nossa Santa Religião com grande altura moral, vivendo sempre de acordo à Palavra de Deus, que é Palavra de Vida eterna", expressou a nota.