O Presidente Emérito do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, o Cardeal espanhol Julián Herranz, manifestou seu apoio ao Papa Bento XVI e assegurou que se "aponta" contra ele não só pelos casos de pedofilia cometidos por alguns membros do clero, mas também "porque ele defende a vida".

Em uma entrevista publicada pelo jornal italiano La Repubblica, o Cardeal Herranz destacou a "profunda continuidade" que emerge entre os Pontificados de João Paulo II e Bento XVI. "Uma continuidade no nome de Cristo e de sua verdade evangélica que não diminui nem sequer em momentos de grande dificuldade como os atuais, em que também os meios de comunicação internacionais apontam contra a Igreja e contra o Papa pelos sacerdotes pedófilos ou pela defesa dos valores éticos, a partir do 'não' ao aborto".

Segundo o Cardeal, "o escândalo de pedofilia por parte de alguns sacerdotes que traíram sua promessa sacerdotal" produz em Bento XVI um "sofrimento inexprimível, atroz, profundo".

"Mas precisamente frente a este sofrimento, o Papa está oferecendo ao mundo inteiro um grande exemplo de firmeza e coerência na busca da verdade", que traduzida em "ações sociais" significa, "entre outras coisas", "a defesa da vida desde a concepção, com o conseqüente 'não' ao aborto; a defesa da dignidade da pessoa humana, especialmente da mais pobre e indefesa; a promoção da família fundamentada no matrimônio entre um homem e uma mulher; a educação ao amor que não se deve reduzir à mera prática sexual", especificou.

Do mesmo modo, tampouco se pode esquecer o impulso que este Pontífice está dando ao "diálogo entre as religiões e as culturas; o 'não' à guerra e a qualquer forma de injustiça social. O Papa Ratzinger nos fala de tudo isso incansavelmente, inclusive nos momentos de profunda tristeza", destacou o Cardeal Herranz.