O novo Arcebispo Coadjutor de Los Angeles, Dom José Horacio Gómez, assinalou em conferência de imprensa depois do anúncio de sua nomeação que deseja entregar-se "totalmente à nova chamada de Deus. Também pedi a fortaleza para aceitar esta nova responsabilidade, que sem dúvida é muito grande".

O Prelado expressou sua gratidão ao "Santo Padre por me dar a oportunidade de servir à Igreja com um mestre e líder como o Cardeal Roger Mahony. Também agradeço ao Núncio Apostólico, D. Pietro Sambi, por confirmar a confiança que o Santo Padre pôs em mim. Tratarei com todas minhas forças de merecer essa confiança".

Seguidamente comentou que "quando recebi a notícia de minha nomeação, fui à Capela imediatamente para rezar diante do Santíssimo Sacramento. Pedi a graça de ser generoso para me entregar totalmente à nova chamada de Deus. Também pedi a fortaleza para aceitar esta nova responsabilidade, que sem dúvida é muito grande. Dá-me paz saber que é uma chamada de Deus e que Ele, Deus misericordioso, ajudar-me-á a ser fiel e servir a Seu povo na Arquidiocese de Los Angeles".

"Nunca esquecerei que quando terminei minha conversa com o Arcebispo Pietro Sambi, Núncio Apostólico nos Estados Unidos, o primeiro que vi foi uma imagem de Nossa Senhora do Guadalupe que estava no corredor do edifício. Senti o amor e amparo da Santíssima Virgem de Guadalupe, que como em todo momento em meu ministério, acompanhou-me. Eu encomendo a Ela meu novo ministério na Arquidiocese de Los Angeles".

D. Gómez disse logo que "me dá pena deixar San Antonio. Nasci no México, minhas irmãs ainda vivem aí, e me sinto muito orgulhoso pelo amor que no México temos à vida, à família, e à fé: e isso foi o que me ajudou a voltar meu coração a Deus. Mas minha mãe cresceu em San Antonio, e comecei a exercer meu sacerdócio no Texas. Aí me fiz cidadão americano, e por isso também me sinto muito orgulhoso".

"Quando estava preparando minhas idéias para hoje, escrevi que a Arquidiocese de Los Angeles é uma das grandes comunidades católicas nos Estados Unidos. Mas em realidade é muito mais que isso. É uma das grandes comunidades católicas no mundo. Los Angeles, como nenhuma outra cidade no mundo, tem a cara global da Igreja Católica", expressou.

E isto, continuou, "convida a duas coisas: em primeiro lugar, a dar graças a Deus por nossa diversidade e pela energia que isso gera; e em segundo lugar, a nos comprometermos mais profundamente a aquilo que nos une: o zelo por Jesus Cristo; a confiança no Evangelho; a reverência pela Eucaristia; o serviço aos pobres, a defesa do não-nascido, do imigrante, do deficiente; e o amor pela Igreja que é nossa mãe e mestra".

"Ao Cardeal Mahony prometo meu amor fraternal e minha fidelidade, e toda a energia de meus dias. A meus irmãos bispos, sacerdotes e diáconos, prometo escutá-los e aprender bem. E prometo amá-los e apoiá-los como irmão. Peço-lhes que por favor rezem por mim, para que possa servir à Igreja e a seu povo de uma maneira que seja digna deles, que dê glória a Deus, e que seja digna do testemunho do Cardeal Mahony e de seus predecessores", assinalou logo.

"Aos fiéis e religiosos da arquidiocese, obrigado por me acolherem em seu coração, e por favor, nunca se esqueçam de mim em suas orações. Um bispo pode viver com as críticas do mundo. Como todo bispo descobre rapidamente, isso vai virtualmente unido à descrição do posto, dos 12 Apóstolos originais. Mas nenhum bispo pode viver sem o amor e as orações de seu povo. Então, peço-lhes que por favor nunca se esqueçam do Cardeal Mahony, de meus irmãos bispos ou de mim em suas orações", prosseguiu.

"Obrigado por sua bondade hoje. Que Deus os abençoe a todos e nos renove em Jesus Cristo", concluiu o novo Arcebispo Coadjutor de Los Angeles.