O Núncio Apostólico no Chile, Dom Giuseppe Pinto, deu a conhecer o itinerário da visita ao país do Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, em que entregará a imagem missionária da Virgem do Carmo dada como presente ao Chile pelo Papa Bento XVI, e que peregrinará pelo país junto com o Evangelho do Chile este ano.

Conforme assinala Dom Pinto, o Cardeal Bertone chegará a Santiago na terça-feira 6 de abril, convidado pela Conferência Episcopal do Chile e como hóspede oficial do Governo com motivo da comemoração do Bicentenário da República.

Na quarta-feira 7 de abril se reunirá com o Presidente, Sebastián Piñera Echenique, e ao dia seguinte participará de uma Eucaristia na Catedral de Magallanes em Punta Arenas.

Seguidamente, em 9 de abril, o Secretário de estado Vaticano, viajará a Concepción, onde presidirá às 11:30 a.m. a Eucaristia no Átrio da Catedral. Em 10 de abril, visitará os santuários de Santa Teresa de Los Andes e de São Alberto Hurtado.

A celebração central se realizará no domingo 11 de abril, em que o Cardeal Bertone participará da Festa de Cuasimodo (vale central do Chile) levando o Corpo de Cristo aos doentes da comunidade. Esse mesmo dia, às 5:00 p.m., presidirá a Eucaristia na Catedral de Santiago, concelebrada por todos os bispos chilenos.

"No marco da celebração, o Cardeal Bertone fará a entrega à Igreja e ao povo do Chile da imagem da Virgem do Carmo Missionária que o Santo Padre Bento XVI abençoou e obsequiou na semana passada em Roma. Esta imagem peregrinará durante este ano pelo país junto ao Evangelho do Chile, começando por algumas das zonas mais afetadas pelo terremoto e maremoto", indica.

Do mesmo modo, a visita do Cardeal Bertone contempla uma conferência na Pontifícia Universidade Católica do Chile sobre "A Igreja e o Estado a 200 anos da Independência nacional. História e perspectivas". Além disso, sustentará um encontro com comunidades salesianas e oficiará uma Santa Missa no Santuário Nacional de Maipú pelo centenário do Bispado Militar do Chile.

"O Cardeal Tarcisio Bertone retornará à Cidade do Vaticano na quarta-feira 14 de abril", acrescenta.