Na recente conferencia internacional sobre a ajuda ao Haiti, a delegação da Santa Sé deu a conhecer uma declaração na qual expressa seu firme compromisso para colaborar na reconstrução deste país, devastado por um terremoto no mês de janeiro. No texto se recorda que, através da Cáritas, os católicos do mundo já contribuíram com mais de 200 milhões de dólares.

A declaração indica que "a rede assistencial católica está empenhada em projetos de reconstrução para os próximos cinco anos no Haiti, que darão alojamento, serviços sanitários, educação e meios de subsistência".

"A Santa Sé –indica o texto– continuará chamando a contribuir em favor de programas de reconstrução públicos e privados assim como para a plena e justa inserção do Haiti no sistema econômico mundial".

Depois de expressar sua satisfação pelo cancelamento da dívida deste país ante o Banco Interamericano de Desenvolvimento e outras medidas similares, a declaração assinala que "a contribuição das organizações de inspiração religiosa haitianas e das ONGs locais foi significativo e seguirá por muito tempo, inclusive logo depois da partida do país de muitas organizações internacionais".

Por isso, conclui, é muito importante que estas organizações religiosas, entre as quais estão diversas católicas, "não sejam ignoradas na elaboração de um plano a longo prazo para a reconstrução do país e para a volta à vida cotidiana".