O Bispo Auxiliar de Caracas (Venezuela), Dom Fernando José Castro Aguayo, assinalou que a Igreja, assim como Cristo, padece injustamente quando "se mancha e se enloda com fatos reais, com outros inventados e outros tirando-os de contexto na vida dos sacerdotes, bispos e inclusive do Papa Bento XVI" e recordou que "ressuscitar é deixar o passado e caduco para que na verdade renovemos nossas vidas".

O Prelado assinalou que "a Igreja, especialmente nos últimos anos, defendeu a busca da verdade para castigar, corrigir e orientar no caso dos abusos. Entretanto, custa acreditar em uma intenção reta quando sem dirigir as informações oficiais e verazes emanadas pela Igreja, as agências internacionais de notícias propalam meias verdades referidas ao Papa e aos bispos, quando não falsidades e repetem e repetem feitos passados já corrigidos e castigados".

"Isto hoje é difícil de entender porque parece que há uma intenção descarada de ofender e manchar a Igreja de Jesus Cristo, como se não fossem bastante os pecados dos batizados e dos consagrados a Deus", adicionou.

"Entretanto, –continuou– a Igreja é de Jesus Cristo, cordeiro sem mancha nem defeito; é Santa porque Santa é sua cabeça e desta santidade participam tantos hoje em dia: basta ver exemplos maravilhosos que nos acompanham: Madre Teresa da Calcutá, João Paulo II, e tantos outros não-chamativos que suas vidas são um testemunho do amor de Deus".

Finalmente, o Prelado recordou que "Cristo ressuscitado, Luz do mundo, voltará algum dia e iluminará todas as coisas, as ações dos homens e descobrirá as verdadeiras intenções que há nos corações dos homens, bons e maus".