O Papa Bento XVI nomeou hoje Dom José Horacio Gómez, até agora Arcebispo do San Antonio (Texas), como novo Arcebispo Coajutor de Los Angeles, Estados Unidos, convertendo-se no primeiro Prelado de origem latina em governar esta arquidiocese americana. Este Arcebispo se destaca por sua particular atenção e serviço para com a população latina neste país.

A arquidiocese de Los Angeles conta com seis bispos auxiliar, dos quais dois são de origem latina: D. Alexander Salazar, nascido na Costa Rica; e Dom Gabino Zavala, nascido no México. Junto a eles e com o atual Arcebispo titular, Cardeal Roger Mahoney, a quem sucederá de maneira automática em 2011 quando cumpra 75 anos, o novo Arcebispo assume o governo pastoral de 4 milhões 349 mil e 267 fiéis católicos que fazem parte de uma população total de 11 milhões 258 mil e 600 pessoas.

Este Arcebispo escolheu para seu lema Episcopal uma passagem da Carta aos Hebreus: "nos aproximemos, portanto, confiadamente ao trono da graça" (Hb 4, 16).

Sua biografia

Dom José Gómez nasceu em 26 de dezembro de 1951 em Monterrey, México, filho do Dr. José H. Gómez G. e Esperanza Velasco, ambos já falecidos. Tem três irmãs maiores e uma menor. Sua mãe cresceu e estudou e, San Antonio nos anos de 1920, e seus avós maternos se casaram na Catedral de São Fernando, em San Antonio, no Texas.

Dom Gómez foi ordenado sacerdote da Prelatura do Opus Dei em 15 de agosto de 1978, pelo Cardeal Franz König, Arcebispo Emérito de Viena, no Santuário de Torreciudad, Espanha.

Tem um doutorado em Sagrada Teologia. Recebeu seu título de contabilidade e se graduou em Filosofia em 1975, na Cidade do México. Em 1978, o ano em que foi ordenado sacerdote, completou seus estudos de Teologia no Campus de Roma da Universidade de Navarra, e começou a trabalhar em seu doutorado em Teologia no Campus Principal da universidade, em Pamplona, Espanha. Recebeu seu doutorado em 1980.

Desde 1987 a 1999 viveu na paróquia Nossa Senhora da Graça em San Antonio, ajudando no trabalho pastoral da paróquia. Durante esse tempo, ajudou na Diocese de Galveston-Houston, em Katy, Texas.

Destacou-se como líder nacional entre os sacerdotes hispânicos nos Estados Unidos. Em 1991 foi renomado representante regional da Associação Nacional de Sacerdotes hispânicos (ANSH); em 1995 foi eleito seu presidente e de 1999 a 2001 serve como diretor executivo. ANSH é uma organização cujo fim é fortalecer os laços de fraternidade entre os 2400 sacerdotes hispânicos nos Estados Unidos, e comunicar a fé com efetividade entre distintas congregações hispânicas.

Foi designado Bispo Auxiliar de Denver em 23 de janeiro de 2001, recebendo a ordenação episcopal em 26 de março desse mesmo ano.

Em 2003, Dom Gomez recebeu o prêmio anual "O Bom Pastor" da Associação Nacional de Sacerdotes Hispânicos.

É também um promotor entusiasta de vocações ao sacerdócio e à vida religiosa, e continuamente alenta os fiéis Católicos a testemunharem a fé em sua vida cotidiana. Também teve um importante papel na fundação do Seminário Hispânico de Santa Maria de Guadalupe na cidade do México, que foi inaugurado em agosto de 2000. Fundado pelo Cardeal Norberto Rivera Carrera, o seminário forma seminaristas hispânicos quem logo servirão nos Estados Unidos.

Dom Gómez também liderou a formação do Centro San Juan Diego para o Cuidado Pastoral e da Família, em Denver, um centro para a formação de líderes leigos e que oferece serviços de acolhida aos imigrantes.

Também serve como Reitor da Catedral Basílica da Imaculada Concepção em Denver de 2001 a 2003. Logo foi renomado Moderador da Cúria e Vigário General da Arquidiocese de Denver, e também Pároco da Paróquia Mãe de Deus, em Denver.

Foi designado Arcebispo de San Antonio em 29 de dezembro de 2004 e assumiu esta Sede em 15 de fevereiro de 2005. Esse mesmo ano foi nomeado pela revista Times um dos 25 hispânicos de maior influência nos Estados Unidos, e em 2007 saiu em uma lista da CNN sobre "Hispânicos Notáveis", em um especial em Internet pela celebração do "Mês da Herança Hispânica". No ano 2006, Dom Gómez apresentou a idéia da Fundação da Comunidade Católica para a Igreja Católica Romana da Arquidiocese do San Antonio. Através de sua visão, diligência e forte apoio, a Fundação se fez realidade.

Em 2007, teve um importante papel na criação da Associação Católica de Líderes Latinos (C.A.L.L.), gerando o encontro entre líderes e bispos latinos. O fim da Associação é criar um impacto no diálogo nacional e contribuir à missão da Igreja, identificando iniciativas importantes para a construção de uma sociedade católica, e apoiando-as segundo as pautas dadas pelos bispos.

Nos dia 25 de Julho de 2008 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como consultor da Pontifícia Comissão para a América Latina, cujo fim é o de ajudar às necessidades humanas e materiais da Igreja na América Latina.

Dom Gómez serve atualmente, entre outros, nos seguintes comitês e mesas diretivas: Diretor: Task Force da Bíblia em Espanhol para a Igreja na América (USCCB), Diretor: Comitê sobre a Diversidade Cultural na Igreja (USCCB),

Membro: Comitê de Doutrina (USCCB), Membro: Subcomitê dos Hispânicos e a Liturgia (USCCB), Diretor da Mesa Diretiva: Seminário da Assunção, San Antonio, Membro da Mesa Diretiva: CLINIC - Catholic Legal Immigration Network, Inc., Membro da Mesa Diretiva: MACC - Mexican American Catholic College, Membro da Mesa Diretiva: MATT – Mexicans and Americans Thinking Together, Moderador Episcopal: ANSH - Associação Nacional de Sacerdotes Hispânicos.

Moderador Episcopal: La Red - National Catholic Network de Pastoral Juvenil Hispana

Assessor Espiritual: Catholic Life Insurance, Membro Fundacional: C.A.L.L. - Catholic Association of Latino Leaders.