Na maior audiência privada concedida por um Pontífice a líderes da religião judaica, o Papa João Paulo II recebeu chefes, rabinos e cantores judeus de Israel, Estados Unidos e Europa, que agradeceram seus esforços por reconciliar cristãos e judeus.

O Santo Padre recordou que "este ano se celebra o 40º aniversário da declaração "Nostra aetate", do Concílio Vaticano II, que contribuiu enormemente ao fortalecimento do diálogo judaico-católico".

O Papa expressou seu desejo de que " este aniversário - seja uma ocasião para um renovado compromisso que fomente o entendimento e a cooperação a serviço da construção de um mundo cada vez mais firmemente apoiado no respeito à imagem divina em todos os seres humanos".

Os rabinos, que integram a Fundação "Pave The Way", agradeceram ao Santo Padre "todos os esforços realizados em seus 26 anos de pontificado para reconciliar as duas religiões e derrubar os  muros do ódio". Durante a audiência recitaram uma prece em honra de João Paulo II.

O presidente de "Pave The Way", Gary Krupp, afirmou que o objetivo da fundação é "reunir a homens e mulheres de boa vontade, independentemente de sua fé religiosa e sem preconceitos para combater com determinação os obstáculos que se apresentam (no caminho para a  reconciliação entre as religiões)".

"O Papa o tem feito durante decênios e o mínimo  que podemos fazer é  dar graças humildemente pelo que tem feito  pelo povo judeu no mundo. Por nossa parte, trabalhamos seriamente para obter a paz na terra", disse Krupp.