Dom Albino Cleto, Bispo de Coimbra, considera que o fato de haver “crianças que são utilizadas por adultos para seu prazer sexual”, também no seio da Igreja, é algo que causa muito sofrimento. Entretanto, segundo o prelado português “ninguém pode acusar a Igreja de não ter cuidado das crianças”, afirmando que se bem “o escândalo de uma criança é muito grave” o bispo tem a certeza de que a maior parte dos pedófilos não são sacerdotes.

Em declarações reunidas pela agência lusitana Ecclesia, o bispo afirma que “há muitos outros modos como as crianças estão a ser maltratadas”, no marco da comemoração do Dia Diocesano do Doente, promovido pelo Secretariado Diocesano Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) da Diocese de Coimbra, realizado no último 27 de Março.

Segundo Dom Cleto, “se estes males também ferem a Igreja, na verdade, ninguém como a Igreja, tem procurado servir as crianças”. A este respeito, o Bispo de Coimbra recordou as instituições existentes na sua diocese. “Graças à Deus que ninguém pode acusar a Igreja de não ter cuidado das crianças. A Igreja, através de bispos, padres e sobretudo religiosas pode alegrar-se pela atenção que dedica às crianças”, defendeu.

Para D. Albino, “o escândalo de uma criança é muito grave”. “Temos que dar a mão à palmatória. A Igreja também é feita de pecadores. Tenho a certeza que a maior parte dos pedófilos não são padres” disse perante 250 participantes do Dia Diocesano do Doente.