A presidenta da Coalizão Central Opositora (CCO) de Cuba, Idania Yanes Contreras, o ex-detento político cubano, Jorge Luis García Pérez Antúnez, e a esposa deste último, Íris Tamara Pérez Aguilera, foram presos e golpeados esta segunda-feira pelas forças de segurança cubanas na localidade de Santa Clara.

Eles foram assistir a uma vigília pelo jornalista Guillermo Fariñas, que se encontra em greve de fome há mais de um mês para reivindicar a libertação de todos os presos políticos na ilha, denunciou à agência Europa Press a porta-voz de Fariñas, Licet Zamora.

"Vinham em automóvel desde Placetas (localidade próxima a Santa Clara) para assistir à vigília e visitar amanhã (esta terça-feira) a Fariñas no hospital. Mas ao entrar em Santa Clara foram golpeados, algemados e detidos durante umas horas. O bebê de Idania Yanes, de cinco meses de idade, também foi golpeado na cabeça", assinalou Zamora. "O Governo quer silenciar as protestas e impedir que o povo apóie Fariñas", acrescentou a porta-voz do jornalista dissidente.

"Eu os tinha convidado a minha casa para que participassem da vigília e pudéssemos ir juntos a visitar Fariñas no Hospital Arnaldo Milián Castro", assegurou a Europa Press Yanes Contreras, em conversação telefônica desde sua casa em Santa Clara. "Vinham seguindo-nos desde Placetas, mas ao entrar aqui nos pararam, golpearam-nos e nos algemaram. Levaram-nos e depois de duas horas e meia nos puseram em liberdade, mas Antúnez e a sua mulher foram devolvidos de novo a Placetas", adicionou.

"Um agente golpeou o meu filho, que esteve chorando durante várias horas, muito assustado, mas agora se encontra bem, só tem uma pequena inflamação na cabeça", indicou a presidenta da Coalizão Central Opositora.

Jorge Luis García Pérez Antúnez foi solto em 2007 depois de passar mais de 17 anos na prisão e após as forças de segurança cubanas o terem vigiado de perto, virtualmente sem deixá-lo sair de sua casa em Placetas.

Fariñas melhora

Por outro lado, Licet Zamora assegurou que o estado de Guillermo Fariñas melhorou nas últimas horas. O dissidente não teve febre na tarde do domingo e esta segunda-feira começou a receber de novo por via parenteral açúcares, glicose, aminoácidos e vitaminas.

O ministro espanhol de Assuntos Exteriores e de Cooperação, Miguel Angel Moratinos, informou ontem segunda-feira que o dissidente cubano tinha desprezado a oferta do Governo espanhol para ser transladado à Espanha em um avião ambulância.