O Secretário Geral da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Juan Vicente Córdoba, defendeu o celibato sacerdotal e indicou que este não tem nada a ver com a pederastia, pois "a maioria de pederastas são casados".

"A Igreja aceita que há um problema com clérigos envolvidos em casos de pederastia; isso nos causa dor e o rechaçamos. A igreja não quer ser cúmplice nem encobridora. Isto é muito grave, mas terá deve-se ter em conta que só 0,2 por cento de casos de pederastia no mundo envolve a Igreja. E o resto?", expressou ao jornal colombiano El Tiempo.

Depois de indicar que isso não é uma justificativa, o Prelado indicou que "por estar assinalando somente a Igreja não se vê que se trata de um problema de saúde pública, que envolve a muitas outras instituições e pessoas". Dom Córdoba disse que a Igreja não aceita este mau comportamento de alguns sacerdotes, porque é dar "as costas a Cristo por dar rédea solta aos problemas dela".

Entretanto, advertiu que este comportamento isolado de sacerdotes é aproveitado "pelos inimigos da fé, os anti-clericais e anti-religiosos" que "aproveitam disto para criticar ao Papa". "Com isto não quero dizer que não aceitamos nem assumimos as responsabilidades da Igreja nos casos em que ela esteve implicada”, esclareceu.

O Secretário Geral da CEC explicou que quando existe algum indício de um caso de pederastia de um sacerdote, "nós lhe damos o benefício da dúvida, o escutamos, investigamos porque em muitos casos são intrigas ou vinganças pessoais; o levamos a que receba ajuda psicológica ou psiquiátrica se for necessário".

"Quando as vítimas denunciam diante de nós, nós lhe pedimos que eles sejam os que denunciem ante as autoridades; e estamos dispostos a colaborar com as autoridades, pois os sacerdotes seguem sendo cidadãos. Muitas vezes somos os bispos os que retiramos os sacerdotes se concluirmos seu mau comportamento", indicou.

Dom Córdoba reconheceu que isto faz muito dano à Igreja, pois "se alguém não estiver bem informado ou não tem uma fé profunda, vai pensar mal e não levará a seu filho a um sacerdote por temor a que o violem. Mas os verdadeiros católicos se sustentam em sua fé. Não se deve esquecer que a Igreja não está composta por anjos, mas pecadores; e que Cristo veio a redimir-nos do pecado".