O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, advertiu que pretender culpar o celibato dos casos de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero é "um abuso dos abusos".

Em declarações ao jornal italiano La Stampa, o Cardeal recordou que "todos os peritos documentam que a grande maioria de casos ocorrem nas famílias e não nos âmbitos eclesiásticos".

Em sua opinião existe atualmente "uma instrumentalização dos casos de pedofilia no clero e pretender pôr como causa o celibato é um verdadeiro abuso dos abusos".

Por outro lado, na Missa que presidiu pelo Domingo do Ramos em Roma, o Presidente do mencionado dicastério disse que "nestes dias não só o Papa, mas toda a Igreja, e assim todo fiel, quer dizer cada um de nós, é frontalmente atacado e denunciado por alguns influentes meios de comunicação em um modo que ultrapassa toda lealdade e toda verdade".

Estes ataques, similares aos que padeceu Jesus, continuou o Cardeal, não terminam na Cruz e sim na Páscoa. "A Igreja hoje necessita uma humilde limpeza interna das inaceitáveis sujeiras e todos necessitamos disso em algum modo. Se nos convertermos e nos purificamos, a Igreja ao final sairá da crise atual renovada, mais esplêndida e bela".