O Arcebispo de Nova Iorque, Dom Timothy Dolan, saiu ao encontro da campanha difamatória "quase frenética" contra o Papa Bento XVI e ressaltou que o Santo Padre "é um líder na purificação, na reforma e a renovação da Igreja".

Em sua homilia da Missa de Domingo do Ramos na Catedral de São Patrício em Manhattan, o Prelado convidou a todos os fiéis a rezar pelo Pontífice.

Referindo-se logo aos graves de casos de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero, o Arcebispo indicou que "cada vez que este horror, que este crime nauseabundo é denunciado –como é justo que se faça– as vítimas e suas famílias são novamente feridos, a grande maioria de sacerdotes baixa a cabeça como sinal de vergonha e os católicos sinceros são expostos a uma nova dose de choque, desgosto e inclusive raiva".

O Arcebispo disse também que a tristeza é mais intensa "pelas graves insinuações contra o mesmo Santo Padre enquanto em certos ambientes se lançou uma campanha quase frenética para implicar este grande homem".

Para Dom Dolan, os progressos da Igreja Católica para confrontar este tema nos Estados Unidos nunca se deram "sem a insistência e o apoio do mesmo homem (o Papa) agora coroado todos os dias pelos espinhos da maldade que não têm nenhum fundamento".