O exorcista mais experiente e conhecido do mundo, Pe. Gabriele Amorth, referiu-se à campanha difamatória contra o Papa Bento XVI, especialmente a do New York Times e assinalou que "os ataques ao Papa são sugeridos pelo demônio".

Em declarações ao News Mediaset da Itália, o exorcista de 85 anos expressou que "os ataques destes dias ao Papa Bento XVI sobre alguns casos de pedofilia são sugeridos pelo demônio. Sobre isto não há dúvida. Porque sendo um Papa maravilhoso, digno sucessor de João Paulo II, vê-se que o demônio quer ‘prender-se’ dele".

O Pe. Amorth indicou logo que nos casos de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero, o demônio "usa" os sacerdotes para culpar a toda a Igreja: "o demônio está contra a Igreja, quer a morte da Igreja porque ela é a mãe dos santos. Combate a Igreja através dos homens de Igreja, mas com a Igreja não tem nada a fazer".

O experiente exorcista também manifestou que "o demônio prova os homens de Igreja e então não nos deve maravilhar se também os sacerdotes, que têm todos os auxílios divinos, da oração e os sacramentos, caem na tentação. Também eles vivem no mundo e podem cair como homens do mundo", assinalou.