Em uma matéria produzida pela agência Ecclesia, destaca-se a presença de vídeos contendo música clássica e sacra que pode edificar os católicos durante a semana santa e tríduo pascal, especialmente naqueles lugares onde estas obras não podem ser apreciadas em concertos. A matéria também divulga obras de compositores lusitanos e traz vídeos de algumas das suas obras mais eloqüentes.

Segundo o artigo de Ecclesia.pt  “falar de obras musicais para a Semana Santa pode parecer um contra-senso para quem pensa nestes dias como a “semana dolorosa”. A música, contudo, não se esgota dentro da Igreja como expressão de alegria e, como não há Páscoa sem Paixão, não há ressurreição sem morte. Os grandes autores da história não ficaram à margem dos momentos litúrgicos destes dias. O YouTube ajuda a conhecer estas obras-primas”, assinalam.

“A música exprime louvor, acção de graças, exultação e júbilo, mas também súplica, lamento, tragédia ou arrependimento. O ano litúrgico, que percorre todos os mistérios da vida de Cristo, desafia a música a exprimir intensamente todos estes passos e sentimentos da vida cristã e é no espaço litúrgico da comunidade cristã que muitas das peças encontram o seu total significado e o fim para que foram criadas”, ressalta a nota da agência do episcopado português.

“A Semana Santa, de modo especial, está ligada a um mundo de sentimentos e de tradições muito particulares, que procuram apresentar o mistério da redenção”, assinalam.
Os grandes músicos da história não ficaram à margem dos momentos litúrgicos destes dias, como se pode ver nas histórias sacras de Giacomo Carisimi ou nas histórias da paixão e da ressurreição de Heinrich Schütz. De Portugal destacam-se Frei Manuel Cardoso (1566-1650) e a sua obra “Aquam quam ego dabit”, também Manuel Luís quem foi o grande impulsionador da música litúrgica em português, e  Manuel Faria, talvez o maior expoente da música sacra em Portugal no século XX.

Para ver a bonita coleção de vídeos, veja a matéria de Ecclesia no seu website: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=71619