O Pe. Álvaro Corcuera, Diretor Geral da Legião de Cristo, enviou uma carta aos membros do Movimento Regnum Christi no qual explica o significado das revelações que, através de um comunicado, as máximas autoridades desta congregação fizeram ao reconhecer os abusos de seu fundador, o Pe. Marcial Maciel.

No texto, o sacerdote se refere ao comunicado e assinala que os temas já vieram sendo tratados durante mais de um ano em diversas ocasiões para tentar esclarecê-los. "este foi-assinala o Pe. Corcuera– um período muito doloroso para todos. Inclusive traumático. A repentina revelação de algumas facetas da vida de nosso fundador que não correspondiam para nada ao que nós vivemos a seu lado, tomou a todos de forma totalmente inesperada. Não estávamos preparados para isso".

"Todos tivemos que passar por um processo de assimilação gradual, em muitos casos forçosamente lento, requerendo uma provisão incomum de recursos humanos e espirituais, que cada um foi encontrando na oração, nos diálogos com Jesus Cristo na Eucaristia, na intimidade com a Santíssima Virgem, nas conversações com os diretores, com o orientador moral ou com os mesmos companheiros de seção, familiares e amigos", prossegue.

O Diretor Geral dos Legionários indica logo que "como é natural, neste processo de confrontar a realidade histórica e suas conseqüências, cada um seguiu um percurso próprio, de acordo com sua sensibilidade, seu transfundo cultural, sua cimentação espiritual. E é igualmente natural que não todos se encontrem no mesmo ponto. Existem aqueles que, com um auxílio especial da graça, podem dar já por superado este momento, como também haverá quem necessita ainda de tempo e oração para terminar de processar e fechar em seu foro pessoal este capítulo. Temos que respeitar e compreender com muita delicadeza o ritmo de cada um".

Depois de comentar que o conselho geral em sua reunião anual revisou estes temas e que acolherão as disposições do Santo Padre que ordenou a Visita Apostólica, o Pe. Corcuera afirma que "todos juntos vimos que, uma vez lida e assimilada esta página da vida da Legião de Cristo e do Regnum Christi, corresponde-nos dar um passo adiante, no campo pessoal e como instituição, para fechar este capítulo de nossa história e iniciar um novo".

O sacerdote reconhece logo a dificuldade desta situação para cada um dos membros desta família espiritual e pede que se sustentem firmemente na fé, na esperança e na caridade.

"Com fé temos que descobrir e aceitar que, por cima de todas as vicissitudes que configuram nossa história passada, a Providência divina é quem realmente dirige nosso destino".

O Diretor Geral logo comenta que sempre foi sua intenção atuar corretamente, mas reconhece que pode ter havido alguns enganos nele ou em outros diretores territoriais. "O que sim é indubitável é que Deus sabe escrever reto sobre linhas torcidas. Apesar das grandes limitações e defeitos dos instrumentos, Deus guiou nossa trajetória no passado, e nos seguirá conduzindo no futuro. A fé de Maria nos assegura isso", assinala.

Finalmente o P. Corcuera pede aos membros do Regnum Christi que meditem estas considerações diante do Senhor na Eucaristia, da mão de Maria, pedindo "a graça de aceitar com fé luminosa seus intuitos, de olhar com esperança inquebrável para o futuro, e de nos comprometermos a viver na caridade em cada momento presente".