O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, P. Federico Lombardi, reiterou esta manhã que o Papa Bento XVI, quando era Arcebispo de Munique (Alemanha) esteve totalmente alheio ao caso de um sacerdote acusado de abusos sexuais, respondendo assim às acusações do diário New York Times que pelo segundo dia consecutivo tenta difamar o Santo Padre.

O comunicado assinala o seguinte: "o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, respondendo às perguntas dos jornalistas a propósito de um novo artigo do New York Times de 26 de março, referido ao período em que o Cardeal Ratzinger era Arcebispo de Munique na Baviera, citou o desmentido publicado esta manhã em um comunicado da arquidiocese do Munique".

Este comunicado assinala o seguinte: "o artigo do New York Times não contém nenhuma nova informação além das que a diocese já comunicou a respeito do conhecimento do então arcebispo sobre a situação do sacerdote H".

"A arquidiocese confirma portanto sua posição segundo a qual o então Arcebispo não conhecia a decisão de reinserir o sacerdote H. na atividade pastoral paroquial".

"A arquidiocese rechaça qualquer outra versão considerando-a uma mera especulação".

O texto conclui recordando que "o então vigário general, monsenhor Gerhard Gruber, assumiu a plena responsabilidade da decisão, própria e equivocada, de reinserir H. na pastoral paroquial".

Para ler a nota explicativa de 13 de março em que o P. Lombardi se refere a estas falsas acusações, ingresse em: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=18434