O Presidente do Senado da Itália, Renato Schifani, rechaçou a agressiva campanha de alguns meios de comunicação contra o Papa Bento XVI e comentou que "os ataques ao Pontífice nestes dias são inaceitáveis e indignos" dado que o Santo Padre "adotou recentemente medidas decisivas" ante os casos de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero.

Schifani assinala a respeito disto que o Santo Padre "assumiu posições muito rigorosas, que são respeitadas e apreciadas" sobre este tema. "Por isso, não entendo e não entendemos o motivo destes ataques", acrescentou.

Em um encontro ontem no Palácio Giustiniani em Roma com um grupo de jovens sobre os valores constitucionais, o presidente do Senado assinalou que "é inaceitável a tentativa de ofuscar um patrimônio moral, de tradições, de cultura e ações meritórias, como o da Igreja, com o instrumento da deslegitimização que não distingue isto que é bom das condutas particulares, incluídas as mais odiosas, que de fato foram condenadas com firmeza e com a máxima autoridade".

O conotado político também se referiu à defesa da vida e a família, e explicou que o Papa Bento XVI ressalta claramente que toda pessoa tem o dever de tutelar estes valores fundamentais.