O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, expressou sua preocupação pela Lei 200 no Arizona (Estados Unidos) que limita o acesso de imigrantes ilegais às prestações sociais e exortou a respeitar em todo momento seus direitos humanos fundamentais.

O Cardeal recordou que os bispos mexicanos e norte-americanos se manifestaram em anteriores ocasiões sobre os direitos dos migrantes enfatizando que “não são uns delinqüentes, simplesmente saem de sua casa, de seu país, para procurar trabalho e seus direitos humanos se devem respeitar”.

Por sua vez, no marco da celebração da Jornada do Emigrante e Refugiados, o semanário oficial da Arquidiocese do México “Desde a  fé” assinalou que um dos casos mais graves que afetam os direitos dos migrantes é a aprovação da proposta 200 no estado do Arizona, que além de impedir o acesso a todas as prestações sociais básicas para os imigrantes, sanciona economicamente e com cárcere a quem os auxilia com atenção médica.

“É uma amostra mais da prepotência política e do egoísmo social que caracterizou a alguns governos da União Americana”, afirma o editorial e adiciona que diante da “indignação” por estes fatos, a chancelaria mexicana e outras instituições “devem empreender um intenso trabalho político, diplomático e jurídico para tratar de trocar essa situação”.

Do mesmo modo, o semanário exortou a pôr exemplo no trato para todos os imigrantes que estão no México, pois “não podemos reclamar o que não damos; não é coerente pedir justiça quando nós mesmos maltratamos a quem cruza por nossos caminhos”.

Finalmente, o editorial recordou que o Papa João Paulo II pediu a todo mundo promover o respeito mútuo, quer dizer, os imigrantes e refugiados devem submeter-se às leis dos países onde são recebidos e estas comunidades devem proceder com respeito aos direitos e identidade de quem chega.