Em diversos países da América Latina celebrou-se hoje o Dia da Criança por Nascer, ou Dia do Nascituro como a data é conhecida no Brasil. No dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Anunciação, diversas organizações pró-vida e Igrejas locais realizaram distintas atividades para levantar a voz contra o aborto e enaltecer o valor da vida humana, especialmente a dos não-nascidos.

Na Argentina o serviço à vida da organização Fundar fez hoje uma breve reflexão sobre o sim a este dom da virgem Maria, no Dia da Criança por Nascer que coincide com a Solenidade litúrgica da Anunciação a Maria e a Encarnação do Verbo. A nota da Organização Fundar assinala que as novas tecnologias permitem conhecer detalhes da biologia da pessoa, como o processo de concepção; entretanto, sem a guia da verdade e do amor, o poder tecnológico pode cegar ao mesmo homem através de uma percepção antropológica que reduza ao ser humano a mera matéria biológica sujeita à lógica do domínio e a produtividade.

Neste dia, conclui "voltamos nosso olhar para a Virgem Maria, que na Anunciação é modelo de acolhida da vida humana; por isso, hoje celebramos a vida, hoje celebramos um sim à Vida que permitiu o mistério da Encarnação, o mistério de Deus feito homem, o mistério de Deus feito menino por nascer na Virgem".

No Paraguai foi lançado hoje o convite para um ato comemorativo na Praça Juan E’Oleary, em Assunción, será realizado no sábado 27 de março, com o objetivo de defender a vida desde sua concepção até sua morte natural, ante possíveis leis que atentam contra vida neste vizinho país. Conforme assinala a nota de imprensa, a concentração é organizada pela Federação de Associações pela Vida e a Família e a Pastoral da Vida Arquidiocesana.

Já no Brasil fontes do MDV (Movimento em Defesa da Vida) dentro das comemorações pelo Dia Do Direito À Vida, informaram que, além da solenidade na Câmara dos vereadores do Rio de Janeiro às 18hs, a Frente Parlamentar em Defesa da Vida com o Apoio do Instituto EU DEFENDO, estarão promovendo um grande trabalho de conscientização através de panfletagem, conforme a informação abaixo:

Das 8 às 18 horas, no Largo da Carioca e na Cinelândia:
conscientização e distribuição de material sobre a Dignidade da Pessoa Humana; com exibição de vídeos em Defesa da Vida, coleta de assinatura contra o PL1135/91.

Às 10 horas, no Convento de Santo António (Largo da Carioca): Missa em Ação de Graças pelo Dia do Nascituro, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom António Augusto Dias Duarte, com bênção especial para as gestantes.