O Bispo do Cádiz e Ceuta, Antonio Ceballos, criticou a lei que liberou o aborto no país e recordou que a responsabilidade de proteger a vida dos não nascidos "está nas mãos de todos, e não unicamente dos pais".

Em uma carta pastoral por ocasião da Jornada pela Vida, o Prelado assinalou que a vida está ameaçada de diferentes maneiras: da violência doméstica, a fome que padece um terço da humanidade, os acidentes de tráfico, os acidentes trabalhistas "e, sobre tudo, o drama do aborto, com a aprovação (na Espanha) da nova lei".

Nesse sentido, recordou que a recém aprovada lei, que entrará em vigor no dia 4 de julho, significa "uma liberalização total do aborto, considerado como um direito da mulher, esquecendo os direitos do filho que leva em suas entranhas".

"É preciso afirmar, uma vez mais, que o aborto é sempre um ‘crime abominável’ como já o qualificou o Concílio Vaticano II", assinalou o prelado.

Por isso, chamou os sacerdotes para que nas Eucaristias do dia 25, dia da jornada, "falem do dom sagrado da vida e que organizem atos especiais de oração com esta intenção. Também peço aos catequistas, professores de religião e responsáveis por grupos e movimentos apostólicos que sigam implicados nesta Jornada".