O Cardeal Severino Poletto, Arcebispo de Turim (Itália), apresentou esta manhã no Escritório de Imprensa da Santa Sé, a exibição (exposição) do Santo Sudário que terá lugar em Turim de 10 de abril a 23 de maio, sobre o tema: "Passio Christi, passio hominis" (Paixão de Cristo, paixão do homem). O Papa Bento XVI chegará a esta cidade com esta ocasião no dia 2 de maio.

O Cardeal assinalou que "esta é a primeira exibição do novo milênio" e já reservaram seu lugar para o evento cerca de 1,3 milhões de pessoas de todo o mundo, que poderão contemplar o Santo Sudário "cuja visibilidade melhorou, graças às obras de conservação do 2002".

O Cardeal disse logo que Bento XVI estará em Turim no dia 2 de maio e "venerará o Santo Sudário como já o fez seu predecessor João Paulo II em 24 de maio de 1998 e celebrará a Santa Missa no Praça São Carlos".

Fazendo alusão ao tema da exibição, o Arcebispo afirmou que "trata de sublinhar a forte união entre a imagem do Sudário, impressionante testemunho da Paixão, e os múltiplos sofrimentos dos homens e das mulheres de hoje, para que encontrem no Santo Sudário uma referência de fé segura que conduz à misericórdia de Deus e ao serviço aos irmãos".

O Cardeal explicou logo que há quatro mil voluntários que se ocuparão de todos os serviços de acolhida dos peregrinos com o passar do percurso da visita ao Santo Sudário e da acolhida nas igrejas do capelo da cidade, onde haverá celebrações litúrgicas ou aonde os peregrinos irão de visita.

Além de iniciativas culturais, como conferências do Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo de Viena (Áustria) e do Arcebispo Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, entre outros, está prevista a visita de representantes do patriarcado ecumênico de Constantinopla e do patriarcado de Moscou.

Mais informação: www.sindone.org