O Arcebispo de Kirkuk, Dom Louis Sako, expressou seu otimismo depois das eleições do último 7 de março, nas quais apesar de estarem marcadas pela violência islâmica, poderia gerar conseqüências positivas para os cristãos no Iraque que são perseguidos por causa de sua fé.

Em entrevista concedida à organização internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), o Prelado comentou que "as eleições de 2005 foram muito mais sectárias. Agora o povo escolheu partidos mais seculares, não como na vez passada. Aconteça o que aconteça, obter-se-á um bom resultado. Sinto-me otimista a respeito".

Depois de comentar que "o povo está cansado da violência e que estão determinados a ver melhoras", o Prelado ressaltou os distintos perfis religiosos e políticos dos candidatos, assim como o fato de que cinco cristãos foram escolhidos para o parlamento.

Outros sinais para olhar com esperança o futuro dos cristãos no Iraque são a volta da maioria dos mais de três mil e quinhentos fiéis a Mosul, de onde fugiram depois da onda de violência extremista contra eles antes das eleições.