O Center for Desease Control (CDC-centro para o Controle de Enfermidades) dos Estados Unidos deu a conhecer que a sífilis e a AIDS / HIV são "astronomicamente superiores em homens que têm relações sexuais com homens" em um relatório dado a conhecer em 10 de março, na conferência nacional de prevenção de enfermidades de transmissão sexual (ETS).

O relatório do CDC assinala que a taxa de diagnósticos de HIV entre homens que têm relações com outros homens é "44 vezes mais alta que em outros homens e 40 vezes mais alta que nas mulheres".

O espectro apresentando pelo relatório é de 522-989 casos entre 100 mil, de novos diagnósticos em homens que têm relações sexuais com homens, comparado a apenas 12 casos em outros homens, também em uma população de 100 mil.

No caso da sífilis, a comparação é de 91-173 casos entre 100 mil de novos diagnósticos em homens que têm relações com outros homens, comparado a 2 casos em outros homens, também em uma população de 100 mil.

A respeito, o Dr. Kevin Fenton, Diretor do CDC para a prevenção do HIV/AIDS, hepatite viral, ETS e tuberculosis, assinalou que "enquanto que a carga pesada do HIV e a sífilis entre homens homossexuais e bissexuais se reconhece há muito tempo, esta análise mostra as grandes disparidades de saúde entre esta e outras populações".

"É claro que não podemos deter nos Estados Unidos esta epidemia do HIV até que cada comunidade infectada, junto com as autoridades nacionais, priorizem as necessidades de prevenção dos homens homossexuais e bissexuais", acrescentou.

A nota informativa assinala ademais que a população de homens homossexuais e bissexuais nos Estados Unidos só chega aos 2 por cento, nos maiores de 13 anos; e aos 4 por cento, considerando a população masculina total.