Ao concluir a Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI abençoou na Praça de São Pedro uma imagem da Virgem do Carmo que ele deu de presente ao povo do Chile, para "que os acompanhe nestes momentos de dificuldade depois do recente terremoto sofrido".

Falando em espanhol, o Santo Padre saudou "em particular o Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa e o Presidente da Conferência Episcopal do Chile, Dom Alejandro Goic Karmelic, com a delegação vinda para receber uma imagem da Virgem do Carmo, que abençoarei como sinal de afeto aos filhos desse país, que celebra seu bicentenário, e os acompanhará nestes momentos de dificuldade depois do recente terremoto sofrido".

Ao final da audiência, o Papa saudou todas as delegações e terminou com o grupo vindo do Chile, para o qual dedicou um tempo especial, já que se deteve a olhar a imagem da Virgem do Carmo e o livro do Evangelho do Chile que contém um versículo escrito por ele mesmo: Marcos 1,1, "Começo da Boa Notícia de Jesus, Messias, Filho de Deus".

Uma nota da Conferência Episcopal do Chile explica que "a imagem Missionária da Virgem do Carmo que o Santo Padre deu de presente esta quarta-feira à Igreja e ao Povo do Chile com ocasião do Bicentenário, peregrinará pelo país junto aos exemplares oficiais do Evangelho do Chile, obra já concluída na qual participaram mais de nove mil compatriotas que escreveram de seu punho e letra o Novo Testamento".

O Secretário de estado Vaticano, o Cardeal Tarcisio Bertone, prossegue o texto, será "quem posteriormente fará a entrega oficial desta imagem à Igreja e o povo do Chile em uma Missa que será concelebrada por todos os bispos de nosso país. A autoridade vaticana chegará a Santiago nos primeiros dias de abril, convidado pela Conferência Episcopal chilena e como hóspede oficial do Governo por motivo do Bicentenário".