"O 1° Congresso de Leigos foi lançado no dia 25 de janeiro, na solenidade patronal da Arquidiocese de São Paulo. É uma proposta que está sendo amadurecida desde outubro de 2007, quando foi sugerida e assumida pelos bispos do Regional Sul 1 (equivalente ao Estado de São Paulo), reunidos na Assembléia das Igrejas. Com o tema “Cristãos leigos, discípulos e missionários de Jesus Cristo na cidade de São Paulo” e o lema “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo”, o Congresso de Leigos será realizado como um processo, ao longo de 2010, em três âmbitos (paroquial, regional e arquidiocesano).

Na primeira etapa, que vai de março a maio, todas as paróquias da Arquidiocese são convocadas a envolver o maior número possível de pessoas (organizadas ou não em pastorais) para ler e estudar o texto de reflexão contido no Manual do Congresso. A partir de junho, até agosto, será realizada a fase regional. Nela, oficinas temáticas ajudarão os leigos a entender como levar a luz e o sal do Evangelho para as realidades profissionais em que estão inseridos, com temas como “a vida e a missão do leigo na educação”. Setembro e outubro, na fase arquidiocesana, delegados das oficinas regionais se reúnem para elaborar projetos de missionariedade para cada área.

Finalmente em 21 de novembro, Dia Nacional do Leigo, acontece o encerramento do Congresso, com atividades de estudo e aprovação de um documento conclusivo no período da manhã, e, à tarde, uma grande celebração eucarística.

Para garantir que mais pessoas tenham acesso a toda esta movimentação promovida pela Igreja de São Paulo, a Sub-Comissão de Comunicação criou o website www.congressodeleigos.org.br, cuja manutenção será realizada conjuntamente, num verdadeiro mutirão das comissões regionais e paroquiais.

Neste 13 de março, o auditório da Faculdade Paulus de Comunicação ficou pequeno para acolher as comissões e equipes de trabalho do Congresso de Leigos, que mobilizou maior participação na reunião de início de ano das lideranças e coordenações pastorais da Arquidiocese de São Paulo.

Cerca de 500 pessoas estavam no auditório durante o esperado momento de lançamento do Manual do Congresso. Agora, com o material em mãos, as comissões regionais devem se articular para dinamizar a leitura e o estudo do texto de reflexão para as bases, contido no documento.

Ao falar sobre as motivações do Congresso, o arcebispo de São Paulo Dom Odilo recordou a importância de retomar a consciência de que a Igreja é o povo de Deus reunido em torno do Cristo e que, por isso mesmo (e não apenas porque os leigos estão em maior número), os leigos exercem um papel fundamental na missão evangelizadora da Igreja.