Ante a recente aprovação da nova lei do aborto na Espanha, diferentes entidades laicas expressaram sua ativa participação na Jornada Mundial pela Vida que se realizará nesta quinta-feira 25 de março, Dia da Criança por Nascer, com o objetivo de promover a derrogação da nova lei. Em todas as cidades espanholas se realizarão vigílias, Eucaristias e/ou Terços pela vida.

Conforme assinala a plataforma pró-vida HazteOir (Faça-se Ouvir, em português), "o que começou sendo, em março de 2009, uma manifestação para alertar sobre a nova lei do aborto, converteu-se em uma reunião com vocação de renovar-se cada ano e com um objetivo imediato: a derrogação da nova lei".

Em Madrid, explica a nota, "o presidente da HazteOir.org, Ignacio Arsuaga, lerá uma das preces durante a Eucaristia presidida pelo Cardeal Antonio María Rouco Varela, na Catedral de Almudena, às 7:00 p.m.", depois da qual se haverá uma concentração pacífica no centro Dator a partir das 8:00 p.m.

Do mesmo modo, em Lugo, outra plataforma cidadã, Direito a Viver, junto a outras entidades pró-vida, colaborará com o bispado na organização e difusão da Eucaristia que será celebrada às 8:00 p.m. na Catedral, precedida da oração do Terço dirigido por diversas associações e movimentos cívicos defensores do direito à vida.

"Em Burgos, os fiéis estão chamados pela diocese a uma vigília pelo direito à vida, durante a noite da quarta-feira 24 até a quinta, 25, na Igreja da Anunciação", acrescentam.

Do mesmo modo, conclui a nota, "em várias cidades haverão concentrações pacíficas diante dos centros abortistas".