Como de costume a cada três anos, de 24 a 28 de março de 2010, o Pontifício Conselho para os Leigos organiza um Foro internacional na localidade de Rocca di Papa, perto da cidade de Roma, no qual participarão uns trezentos jovens, delegados das conferências episcopais e dos principais movimentos e associações internacionais.

O tema eleito pelo dicastério para este 10° foro internacional é: "Aprender a amar". O objetivo, conforme indica um comunicado, é refletir sobre o amor humano em suas distintas vertentes: como vocação, matrimônio, sexualidade, família, vida consagrada e sacerdócio. Estão previstas conferências, mesas redondas, testemunhos e grupos de trabalho.

Na quinta-feira 25 de março, os delegados assistirão ao encontro do Papa com os jovens de Roma e Lácio, durante o qual se comemorará o 25° aniversário da Jornada Mundial da Juventude.

Os trabalhos desses dias culminarão com a missa que Bento XVI celebrará no domingo do Ramos, 28 de março, na Praça de São Pedro, onde tradicionalmente participam milhares de jovens de todo o mundo.