O Arcebispo de Madrid (Espanha), cidade onde em breve será celebrada a próxima Jornada Mundial da Juventude, o Cardeal Antonio María Rouco Varela, assinalou aos jovens universitários da capital que o segredo do apostolado universitário é oferecer uma "amizade desinteressada, o que implica um interesse por tudo o que sucede com vocês. Aí é onde se conecta, é preciso começar a falar de Deus de uma maneira simples, natural e sincera".

Conforme assinala o Escritório de Imprensa da Jornada Mundial da Juventude 2011 (JMJ), o Cardeal fez esta afirmação em um encontro com universitários reunidos na Catedral de Almudena (Madrid) com ocasião da peregrinação da Cruz e do Ícone da JMJ pelas distintas universidades da capital espanhola.

"Os jovens devem ser amigos de seus amigos, à margem do fato de que estejam mais ou menos distanciados de Deus: Os verdadeiros amigos estão disponíveis, sobre tudo, nos momentos de dificuldade. Será preciso falar a eles sobre o amor como uma experiência verdadeira, algo que se viveu e que se oferece a outros", disse o Cardeal.

Do mesmo modo, o Cardeal Rouco assinalou aos jovens que é necessário "trabalhar em um bom discurso intelectual. A formação nos universitários católicos é um aspecto fundamental devido ao fato que o trabalho da universidade é eminentemente intelectual e deve aproximar-se dos jovens da mesma maneira, com um discurso racional".

Finalmente, depois de advertir que a fé "é um dom que temos que pedir a Deus, mas que sempre vem acompanhado de uma fome que busca a verdade com o esforço da inteligência", o Cardeal convidou os jovens a apresentarem a Igreja sendo "objetivos e rigorosos com os fatos, para romper as meias-verdades e as falsidades" que a rodeiam.

A Cruz e o Ícone da JMJ começaram seu percurso pelas universidades de Madrid no passado 15 de março. Villanueva, Francisco de Aclama e Comillas serão as próximas etapas deste percorrido universitário, que concluirá esta quinta-feira 25 de março.