O Arcebispo de Córdoba na Argentina, Dom Carlos Ñáñez, assinalou que os sacerdotes devem viver o momento histórico que lhes corresponde viver, tendo presente que o diálogo com a cultura deve ser respeitoso sem renunciar ou rebaixar os próprios princípios.

"Em todo este processo de diálogo com a cultura é decisivo ser respeitosos e caridosos com as buscas que se dão no seio da comunidade eclesiástica e presbiteral, evitando simplificações, caricaturizações, desqualificações, rigidezes e intransigências em nossas afirmações e atitudes", indicou o Prelado.

Entretanto, esclareceu que "tudo isso não significa renegar nem rebaixar -liquidificar- as próprias convicções ma em realidade aprofundar e elaborar adequadamente os argumentos que nos permitem assumi-las e sustentá-las, expondo-os com respeito e mansidão, como recomenda o apóstolo são Pedro, e dessa maneira contribuir à busca da verdade".

Dom Ñáñez dirigiu uma mensagem aos sacerdotes exortando-os a assumir o desafio de viver sua identidade "em um mundo cada vez mais pluralista". "Isso supõe ter um olhar sereno ante a cultura emergente; um olhar, ao mesmo tempo, lúcido e crítico para saber valorar as oportunidades que oferece o evangelho e para estar atentos às dificuldades que expõe", indicou.

"Como sacerdotes não podemos subtrairmo-nos ao momento histórico que nos corresponde viver", afirmou.

O Arcebispo de Córdoba disse que a diminuição do número de sacerdotes e a toma de consciência da co-responsabilidade de todos os batizados na evangelização, "expõem novos desafios e impulsionam diversas transformações nas estruturas e no modo de viver o ministério nas comunidades".

Com respeito ao celibato, o Prelado reafirmou que "é um dom do Espírito para amar mais e é um sinal e um estímulo da caridade pastoral que deve impregnar e animar constantemente nosso ministério".

"Neste ano sacerdotal estamos também convidados a renovar uma vez mais a sincera e cordial aceitação desse dom e a nos comprometermos generosa e abnegadamente com sua plena realização em nossas vidas", afirmou.