O Escritório de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer hoje que a partir desta segunda-feira 22 até na quarta-feira 24 de março se reunirá no Vaticano a Comissão que Bento XVI instituiu em 2007 para estudar as questões de maior importância relativas à vida da Igreja Católica na China.

O texto explica que formam parte desta Comissão os superiores dos dicastérios da Cúria Romana, que são competentes na matéria, e alguns representantes do Episcopado chinês e de congregações religiosas.

O comunicado recorda que a primeira reunião plenária, que teve lugar entre 10 e 12 de março de 2008, esteve centrada na carta do Papa aos católicos chineses de 27 de maio de 2007. Durante os trabalhos se examinou a acolhida do documento pontifício dentro e fora da China. Refletiu-se sobre os princípios teológicos inspiradores da carta e sobre sua aplicação para a comunidade católica na China.

Na segunda reunião plenária, celebrada de 30 de março a 1 de abril de 2009, "examinou-se o tema da formação humana, intelectual, espiritual e pastoral dos seminaristas e das pessoas consagradas, além da questão da formação permanente dos sacerdotes".

Na próxima reunião plenária, conclui o comunicado, "se continuará aprofundando no tema da formação, para que na China, como no resto do mundo, a obra dos sacerdotes e das pessoas consagradas ajude a Igreja a encarnar o Evangelho e a dar testemunho dele, também diante dos desafios criados pela evolução das condições sociais e culturais".