O Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares, assinalou que os escândalos sexuais cometidos por alguns membros da Igreja, são "uma chamada a que a Igreja seja cada dia mais Santa em todos seus membros".

Logo depois de receber o doutorado Honoris Causa por parte da Universidade Católica de Ávila, o Cardeal fez uma análise "da fé" sobre estes últimos acontecimentos. Ele indicou que os casos de abusos sexuais constituem um chamado para que "todos volvamos nosso rosto para Deus e nos convertamos a Deus. Este é o futuro da humanidade, que sem Deus não tem futuro".

Segundo o jornal La Razón, o Cardeal Cañizares também valorizou, fazendo referência a certos meios de comunicação, que "através destes ataques tentam que não se fale de Deus, mas de outras coisas". Contra o desânimo, proclamou que "a grande esperança do amor de Deus está acima de tudo" e que "a Cruz de Cristo é salvação e vitória".

Previamente, durante seu discurso, o Cardeal recordou o papel "tão importante que está chamada a desempenhar a Universidade católica" no surgimento de um novo humanismo.

A autoridade vaticana também denunciou o "insidioso relativismo demolidor" e abundou na idéia de que "o problema central da Universidade é a questão da Verdade", algo que para o homem é a questão fundamental.