A vice-presidenta da Partida Democristiano Norueguês (KrF), Dagrun Eriksen, apresentou a candidatura do coordenador do Movimento Cristão Liberação (MCL), Oswaldo Payá, ao Prêmio Nobel da Paz 2010; algo que se for concedido "seria uma contribuição significativa a uma transição pacífica à democracia em Cuba".

Em um comunicado, Eriksen recordou a situação política de Cuba, onde "se negaram às pessoas seus direitos humanos fundamentais durante muito tempo".

Nesse sentido, afirmou que "Oswaldo Payá representa a todos quão cubanos querem uma mudança pacífica apoiada na reconciliação e o diálogo". "Este prêmio inspirará também aos defensores dos defensores pacíficos dos direitos humanos em todo mundo", expressou.

Por sua parte, a imprensa recolheu as declarações de Payá logo depois de conhecer a nominação. O líder dissidente disse que a nominação ao Prêmio Nobel da Paz é um reconhecimento à luta democrática do recém falecido preso político Orlando Zapata, de outros detentos de consciência, suas famílias, de toda a oposição e o povo de Cuba.