O Bispo de Tehuacán (México), Dom Rodrigo Aguilar Martínez, recorda hoje 19 de março, dia em que a Igreja celebra a Solenidade de São José, que o Casto Custódio da Virgem Maria e de Jesus "ajuda e motiva a identificar em nossa vida a missão que também Deus nos encomenda".

Em um artigo titulado "São José, esposo de Maria e pai de Jesus", o Prelado explica que "a festa de são José é muito celebrada em nossos povos e famílias. Embora esta festa não forme parte da Quaresma, não nos faz interrompê-la, posto que nos ajuda também a orientar-nos, com o testemunho de São José, na vida e a missão de Jesus Cristo".

Seguidamente o Bispo narra a passagem na qual São José decide repudiar em segredo a Virgem Maria ao saber que estava grávida. "Deus intervém mandando em sonhos a José o aviso de que não duvide em aceitar Maria como esposa e o filho que ela espera e o faça seu, posto que isto é obra do Espírito Santo. José, então, assume a missão que Deus o encomenda: acolher o menino e constituir-se em pai, pondo-lhe o nome. Toda a vida de José fica centrada em atender Maria e Jesus", explica.

O Prelado relata logo o episódio de Jesus, quando aos doze anos se "perde" e é encontrado logo depois de três dias no templo. "Quando Maria reclama a Jesus por quê fez isso com eles, Ele com serenidade e sabedoria lhes responde que devia estar nas coisas de seu Padre. São Lucas afirma que Maria e José não entenderam a resposta do Jesus. José poderia ter se sentido confundido e deslocado, mas não desabafa negativamente seus sentimentos".

"Jesus, nos diz São Lucas, desceu a Nazaré com Maria e José, submetendo-se a eles, crescendo com eles em sabedoria, em estatura e em graça perante Deus e os homens. Sublinho esta eleição de Jesus: embora Ele tenha mencionado uma relação superior com seu Pai, Deus, ele decide seguir aceitando Maria e José como seus pais", continuou.

São José, explica o Bispo de Tehuacán "vive justamente sua condição de filho de Deus, de esposo de Maria, de pai de Jesus. Nem mais nem menos do que Deus lhe confia. Nem refuta nem tem pretensões de mais".