O diretor da Cáritas em Santiago no Chile, Pe. Rodrigo Tupper, afirmou que logo do terremoto de fevereiro, "nosso povo se levanta da dor, é um povo valente, tenaz e digno" e portanto pode-se dizer que "a alma do Chile está intacta".

O sacerdote fez esta afirmação logo depois da visita que junto ao Secretário Executivo da Cáritas  Chile, Lorenzo Figueroa; e a Secretária Executiva da Pastoral Social do Episcopado, María Inés López; fizeram à Diocese de Linares.

Logo do percurso às zonas afetadas pelo terremoto, Figueroa assinalou que será possível estabelecer as prioridades da Cáritas, tal como "manter a ajuda humanitária em alimentação e albergues; contribuir a moradias de emergência dignas; contribuir para recuperar a capacidade econômica das famílias e suas ferramentas de trabalho e facilitar o acompanhamento espiritual, psico-social e o desenvolvimento comunitário das famílias mais afetadas na extensa região da catástrofe".

Por sua parte, o Bispo de Linares, Dom Tomislav Koljatic, pediu que se preste atenção a alguns setores que são "invisíveis", especialmente as comunidades do “secano” (sertão) costeiro onde vivem pequenos camponeses. O secano é a franja árida que se encontra nas ladeiras e pequenos vales da chamada Cordilheira da Costa ao sul da capital Santiago.