Nesta sexta-feira, solenidade de São José, o papa Bento XVI anunciou a nomeação do sacerdote Vilson Basso como novo bispo da diocese de Caxias, no Maranhão. Ele sucederá a Dom Luís D’Andrea, 76, que teve seu pedido de renúncia aceito por atingir o limite de idade. O novo bispo pertence à Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, conhecidos os Padres Dehonianos, fundados pelo Pe. Dehon no final do século XIX na França. Atualmente o novo bispo é formador da Congregação nas Ilhas Filipinas.

Nascido em 16 de fevereiro de 1960 na cidade de Tuparendi, RS, o padre Vilson realizou seus estudos de filosofia em Brusque (SC) e de teologia em Taubaté (SP). Foi ordenado padre em 28 de dezembro de 1985. Como padre, na diocese de Viana, no Maranhão, foi vigário paroquial em Santa Inês e em Alto Alegre, além de pároco em Santa Luzia do Tide. Na capital maranhense, o padre Vilson foi vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora da Conceição e pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição. Em São Paulo, foi vigário paroquial do Santuário de São Judas Tadeu.
Padre Vilson coordenou a pastoral da juventude do Regional Nordeste 5 da CNBB e foi assessor nacional da mesma pastoral na CNBB, em Brasília, de 1994 a 1997. Desde 2007 é formador da Congregação Dehoniana, na cidade de Oro City, nas Filipinas.

Segundo a nota divulgada pela CNBB em seu portal web a diocese de Caxias do Maranhão foi criada em 22 de julho de 1939 e possui uma população de 640 mil, segundo dados do IBGE de 2007, numa superfície que ultrapassa os 34 mil km².