Na sede do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), em Bogotá na Colômbia, está em transcurso a reunião dos secretários gerais das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe. O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa foi representando o país, outro Arcebispo brasileiro presente é Dom Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida e presidente do organismo.

A CNBB informou através da sua página web que “a reunião que começou dia 16 em Bogotá, segue até à tarde do dia 18, e tem como finalidade apresentar ao Celam os interesses atuais das Conferências Episcopais, a situação da Missão Continental em cada país participante e as iniciativas para a celebração do Ano Sacerdotal”.

No ato de abertura, o Núncio Apostólico da Colômbia, Dom Aldo Cavalli presidiu a Eucaristia e expressou, em sua homilia, a admiração pela celebração do Ano Sacerdotal. O Núncio recordou os presbíteros citando São João Maria Vianney, mais conhecido como Santo Cura D’Ars, como um homem coerente que foi consciente de sua missão sacerdotal: “Quando Cura D’Ars dizia: ‘este é o meu corpo, este é o meu sangue’, compreendia que não era o seu corpo nem o seu sangue, mas sim o Corpo e o Sangue de Jesus”, ressaltou.

Segundo a informação da página do CELAM (www.celam.org) durante a jornada se prevê uma análise da realidade mais relevante dos distintos países, nos cenários sócio-político, econômico e religioso; uma revisão das ações que se empreenderam ou vão ser promovidas desde cada Conferência Episcopal, ante as catástrofes do Chile e Haiti; um trabalho de reflexão e construção conjunta dos serviços que se prestam desde o CELAM e o impacto destes serviços em seus países assim como a pertinência dos distintos programas.

Desta maneira o encontro dos Secretários Gerais será a oportunidade para contemplar os avanços em torno da Missão continental, a recepção do documento de Aparecida e iniciativas para a celebração do ano sacerdotal e propostas concretas para o plano global 2011 a 2015, no CELAM.