O Arcebispo de Sevilha (Espanha), Dom Juan José Asenjo Pelegrina, ante a celebração da Jornada pela Vida em 25 de março na Espanha, convidou a rezar "e proclamar o valor sagrado de toda vida humana desde a fecundação até seu ocaso natural" já que da oração brota "um compromisso decidido para substituir a ‘cultura da morte’ por uma cultura que acolha e promova a vida".

O Prelado se expressou assim em uma carta pastoral, na qual recordou a instituição da Jornada pela Vida que realizou a Conferência Episcopal Espanhola em 2007 para todos os 25 de março de cada ano. Dom Asenjo manifestou sua expectativa por este evento que responde à nova lei do aborto.

"Bem-vinda seja a Jornada da Vida, que quer ser um convite às comunidades cristãs a orar e proclamar o valor sagrado de toda vida humana desde seu começo na fecundação até seu ocaso natural. Da oração deve brotar um compromisso decidido para substituir a ‘cultura da morte’ por uma cultura que acolha e promova a vida", expressou.

Dom Asenjo exortou aos sacerdotes para que "na Eucaristia do dia 25 falem do dom sagrado da vida e que organizem atos especiais de oração com esta intenção. Rogo também aos catequistas, professores de religião e responsáveis por grupos e movimentos apostólicos que se impliquem nesta jornada e que recordem a todos que o direito à vida é o primeiro direito fundamental".

Do mesmo modo, o Prelado pediu a Deus que "vá crescendo nossa consciência de que a vida deve ser promovida,  tutelada e defendida em todas suas fases. Neste sentido, respaldo e animo as instituições, confessionais ou não, que promovem iniciativas a favor da vida e que ajudam às mães em circunstâncias difíceis para que acolham generosamente o fruto de suas entranhas".

"Deus queira que chegue também o dia em que o aborto seja suprimido de nossas leis e todos reconheçamos o imenso e trágico engano cometido nos séculos XX e XXI pela humanidade", concluiu.