O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, assinalou hoje que existe uma grande "confiança dos fiéis na Igreja" apesar de alguns que procuram "minar esta confiança", Ela "tem consigo uma ajuda especial do alto". Assim indicou o Cardeal na Sede da Confindustria nesta capital, ao responder perguntas sobre alguns casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero em alguns países da Europa.

"Desgraçadamente, –continuou– e os meios o dão a conhecer amplamente, hoje está difundida a cultura que considera normal, e por isso aceitável, se não invejável ou digno de emular, que prevaleça a astúcia do mais organizado, do mais informado e do mais rico e poderoso".

O Cardeal comentou que embora algumas recentes sondagens mostram "uma evidente diminuição na confiança frente às instituições", a confiança, em geral, dos fiéis na Igreja permanece, mas é necessário que o que se perdeu seja recuperado com "um sentido alto da moralidade, cada um segundo suas próprias responsabilidades".

Para o Secretário de estado, isto é fruto de uma crise de valores que também determinou a introdução de um modelo distorcido de crescimento, devido à queda dos nascimentos. Por isso, "deve-se acreditar na vida e sustentá-la com todos os meios, ajudando às famílias a formarem-se, sustentando o nascimento e crescimento dos filhos".