Os cinco bispos encarregados da Visita Apostólica à Legião de Cristo sustentarão uma reunião com o Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, no próximo 30 de abril, depois da conclusão deste processo que levou oito meses de trabalho.

A Visita Apostólica à Legião de Cristo começou em 15 de julho de 2009 e os prelados Dom Ricardo Watti Urquidi, Bispo de Tepic (México); Dom Charles Chaput, Arcebispo de Denver (Estados Unidos); Dom Giuseppe Versaldi, Bispo de Alexandria (Itália); Dom Ricardo Ezzati, Arcebispo de Concepción (Chile); e Dom Ricardo Blázquez, Arcebispo de Valladolid (Espanha) finalizaram seus trabalhos em meados deste mês, entregando seus informe às autoridades vaticanas.

O vaticanista italiano Sandro Magister assinala a respeito em seu artigo publicado em http://chiesa.espresso.repubblica.it/articolo/1342498?sp=e que "serão logo as autoridades vaticanas as que decidirão quê fazer. Os três cardeais encarregados do caso são Tarcisio Bertone, Secretário de estado, William J. Llevada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e Franc Rodé, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida consagrada".

Sobre este delicado tema existem diversas especulações sobre quando a Santa Sé tomará uma decisão e de que natureza será. Magister considera que se nomeará um delegado pontifício que se encarregaria da Legião de Cristo.

Outros vaticanistas consideram, entretanto, que a Santa Sé poderia convocar a um Capítulo Geral Extraordinário da Legião. Esta última medida poderia ser tomada não só como alternativa mas também em combinação com a anterior.

Uma fonte da Santa Sé assinalou à ACI Prensa que todas estas são apenas possibilidades e opções porque os visitadores apostólicos somente apresentaram propostas. A decisão final será tomada pelo Papa Bento XVI.