O Papa Bento XVI alenta os jovens a que experimentem o chamado do Senhor à vida consagrada a "acolher com generosidade e entusiasmo este sinal de especial predileção, iniciando com um sacerdote ou um diretor espiritual o necessário caminho de discernimento". Também exorta àqueles que descobrem a vocação ao matrimônio a colocarem bases sólidas para "viver um amor grande, fiel e aberto ao dom da vida, que é riqueza e graça para a sociedade e a Igreja".

Em sua mensagem pela 25° Jornada Mundial da Juventude que se celebra o próximo 28 de março, Domingo de Ramos, o Santo Padre reflete sobre a passagem bíblica do jovem rico e recorda que Jesus o convida a "ir além da satisfação de suas aspirações e projetos pessoais, e lhe disse: ‘Vem e siga-me! ’ A vocação cristã nasce de uma proposta de amor do Senhor e só se pode realizar graças a uma resposta de amor".

Bento XVI adverte logo que "a tristeza do jovem rico do Evangelho é a que nasce no coração de cada um quando não se tem o valor de seguir a Cristo, de realizar a opção justa. Mas nunca é tarde demais para responder-lhe!"

Jesus, prossegue, "nunca se cansa de dirigir seu olhar de amor e chamar a serem seus discípulos, mas propõe a alguns uma eleição mais radical. Neste Ano Sacerdotal, queria exortar os jovens e moços a estarem atentos se o Senhor lhes convida a um dom maior, no caminho do sacerdócio ministerial, e a fazerem-se disponíveis a acolher com generosidade e entusiasmo este signo de especial predileção, iniciando com um sacerdote ou um diretor espiritual o necessário caminho de discernimento".

"Não tenham medo, então, queridos e queridas jovens, se o Senhor vos chamar à vida religiosa, monástica, missionária ou de especial consagração. Ele sabe dar alegria profunda a quem responde com coragem!"

O Papa também alentou aos que descobrem "a vocação ao matrimônio a acolhê-la com fé, esforçando-se por colocar bases sólidas para "viver um amor grande, fiel e aberto ao dom da vida, que é riqueza e graça para a sociedade e a Igreja".

Depois de assinalar que a Igreja e o mundo inteiro necessitam dos jovens, para que desde seu lugar comecem a responder aos desafios atuais, o Santo Padre explicou que nesta grande tarefa "não se trata de cumprir gestos heróicos nem extraordinários, mas sim de atuar dando fruto com os próprios talentos e as próprias possibilidades, esforçando-se por progredir constantemente na fé e o amor".

Depois de pedir aos jovens que aprendam dos Santos presbíteros no marco deste Ano Sacerdotal, o Pontífice ressaltou que "Cristo chama a cada um de vocês a esforçar-se com Ele e assumir as próprias responsabilidades para construir a civilização do amor. Se seguirem sua Palavra, também seu caminho se iluminará e os conduzirá a metas altas, que dão alegria e sentido à vida".

"Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja, vos acompanhe com seu amparo. Asseguro-vos minha lembrança na oração e com grande afeto vos abençôo", concluiu.