O Bispo de Sigüenza-Guadalajara, na Espanha, Dom José Sánchez, afirmou hoje que o aborto é "um atentado contra a vida, à vida humana" e, portanto, "uma injustiça", que "nunca pode ser qualificada como um direito". Em sua opinião, "não há direito sem justiça, embora seja estabelecido como legal por meio de uma lei injusta".

Desta forma se pronunciou na carta em que comunica a seus diocesanos a celebração da Jornada pela Vida no próximo 25 de março na que, conforme avançou, se reivindicarão os direitos de todo ser humano "desde o momento em que é concebido", assim como a obrigação dos pais de "respeitá-los e defendê-los".

"Porque somos discípulos deste Mestre, que ama a vida humana, que nos entrega a sua, que lhe dá valor nos mais humildes, humilhados, indefesos e injustamente tratados, defendemos a vida humana em todas suas fases, sobre tudo nos seres humanos mais inocentes e indefesos, como são o concebido ainda não nascido, o doente, o ancião, que padece fome ou sede, orfandade ou desamparo, desterro ou violência de qualquer gênero", explica.

Assim, depois de assinalar que não está entre as pretensões da Igreja "invadir o terreno dos legisladores, juízes ou governantes", assinalou que a instituição tem "o direito e o dever de defender os direitos dos mais fracos". "Gritamos contra leis ou condutas que atropelam direitos fundamentais, neste caso o direito da vida e o direito à vida", acrescentou.

"A campanha promovida por nossa Igreja na Espanha, com motivo da Jornada pela vida, pretende, sobre tudo, emprestar sua voz aos sem voz, neste caso às crianças concebidas e às mães em dificuldade, oferecendo o serviço de numerosas pessoas, organizações e instituições dispostas a acolher a vida e as pessoas: a mãe e o filho", assinalou.

Para finalizar, adverte sobre a "regressão que supõe elevar por lei à categoria de direito a eliminação de seres humanos inocentes e indefesos", enquanto que felicita "a quem acolhe a mãe em dificuldade e possibilitam e facilitam para ela seu direito a ser mãe, para que nunca possa sentir-se na tentação de eliminar a vida de um filho como única saída para sua angustiosa situação".