O Papa João Paulo II recebeu hoje  uma delegação ecumênica finlandesa que se encontra em Roma com motivo da festividade de Santo Henrique, Padroeiro da Finlândia, e exortou-lhes edificar sua nação “sobre as raízes cristãs da Europa”.

O Santo Padre recordou as numerosas visitas de delegações ecumênicas procedentes desse país escandinavo nos últimos anos.

“Demos graças pelas cálidas relações entre a Igreja Católica, a Igreja Ortodoxa da Finlândia e a Igreja Evangélica Luterana finlandesa. Ao longo dos anos nosso diálogo se fortaleceu pelas visitas mútuas, as orações em comum e, de forma particular, pela Declaração conjunta sobre a Doutrina da Justificação”, afirmou o Papa.

“Tudo isto põe de relevo o significativo progresso efetuado na busca da plena unidade entre os cristãos”, acrescentou o Pontífice.

O Santo Padre concluiu dizendo que “agora que o povo finlandês celebra seus 850 anos de cristianismo vos animo a edificar sobre as raízes cristãs da Europa, tão vitais para o futuro do continente”.