O Bispo de Temuco e Presidente do Cáritas o Chile, Dom Manuel Camilo Vial Risopatrón, assinalou que a ajuda solidária aos danificados pelo terremoto no Chile não é apenas "embalar e distribuir mantimentos" mas também escutar "as pessoas que precisam compartilhar o que sofreram".

Dom Camilo sublinhou que "procuramos fazer um acompanhamento do mais profundo de nossa fé em Cristo. Não se trata só de receber, embalar e distribuir caixas de mantimentos. Também estamos escutando as pessoas que precisam compartilhar o que sofreram e o que seguem sofrendo com as réplicas".

"Falamos com elas a respeito do que mais querem e valorizam na vida, também a respeito de Deus, ao que têm muito que agradecer mas também perguntas que formular. A solidariedade cristã não é só ter onde cobrir-se ou o que comer. Também é tempo para ouvir, abraçar, rezar juntos", acrescentou.

Do mesmo modo, o Prelado agradeceu aos milhares de voluntários que as "paróquias, colégios, movimentos, universidades e diversas instituições da Igreja puseram a disposição da Cáritas para acompanhar as pessoas que sofrem, arrecadar bens e pô-los em mãos destas famílias".

"A dignidade destas pessoas é a maior preocupação da Igreja e a isso se sente chamada Cáritas, em seu lema ao serviço da dignidade humana. Queremos entregar com respeito, com alegria, ajuda digna que seja realmente útil para a situação de vulnerabilidade que estão vivendo", acrescentou o prelado.